O fruto que é originário da região Amazônica e o cacau orgânico vem ganhando espaço cada vez maior. O Cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate. Essa semente é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue.
Além de ser antioxidante, o cacau também é anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular. Para obter estes e outros benefícios, a ingesta adequada por dia são aproximadamente 40 gramas de chocolate amargo, o que corresponde a 3 quadradinhos. Caso seja o cacau orgânico em forma de chá essa quantidade reduz para 20 gramas/ dia e deve ser usada com moderação, pois é um super alimento e tem a gordura da própria manteiga.
1. Melhora do humor
O cacau é rico em teobromina, feniletilamina e a tiramina, que é um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Dessa forma, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.
2. Previne a trombose
O cacau ajuda a prevenir o desenvolvimento de trombose porque ajuda a melhorar o fluxo de sangue, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor de flavonoides.
3. Ajuda a regular o colesterol
O cacau é rico em substâncias antioxidantes, ajudando a regular os níveis de colesterol circulante, o que ajuda a evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
4. Previne a anemia ferropriva
O cacau é rico em ferro e, por isso, o seu consumo regular pode ajudar a prevenir a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é um componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo e que normalmente está em menores quantidades em caso de anemia ferropriva.
5. Diminui o risco de diabetes
Alguns estudos indicam que o cacau poderia tornar a digestão dos carboidratos mais lenta a nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Além disso também poderia diminuir a resistência a insulina, o que ajuda a diminuir o risco de diabetes.
6. Previne a demência
O cacau é rico em teobromina, que é um composto com atividade vasodilatadora, favorecendo a circulação de sangue para o cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer, por exemplo. Além disso o cacau é rico em selênio, um mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.
7. Regula o intestino
O cacau é rico em flavonoides e catequinas que chegam ao intestino grosso, o que poderia aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias boas para a saúde e que exercem efeito probiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.
8. Ajuda a diminuir a inflamação
Por ser rico em antioxidantes, o cacau é capaz de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos indicam que o consumo de cacau promovem a redução da quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador de inflamação.
9. Ajuda no controle do peso
O cacau ajuda no controle do peso porque ajuda a diminuir a absorção e a síntese de gorduras. Além disso, ao ingerir o cacau é possível ter maior sensação de saciedade, já que ajuda a regular a insulina, no entanto esse benefício está principalmente associado ao chocolate negro e não ao chocolate ao leite ou branco, já que são ricos em açúcar e gordura e pouca quantidade de cacau.
Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino, pois assim é possível diminuir os benefícios do cacau.
10. Reduz a pressão arterial
O cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois melhora os vasos sanguíneos ao influenciar a produção de óxido nítrico, que está relacionado com o relaxamento desses vasos.
Existem várias formas de garantir que o chocolate é saudável. Os ingredientes devem incluir manteiga de cacau em vez de lacticínios, substituir o açúcar refinado por açúcar de coco, excluir corantes, conservantes, aditivos como adoçantes artificiais. Ao escolher um chocolate orgânico está também a evitar produtos químicos e potencialmente prejudiciais, como pesticidas.