A ansiedade controlada no uso de cannabis medicinal

A ansiedade é um transtorno mental em que o paciente costuma se preocupar demais com situações do cotidiano e do futuro criando enormes expectativas sobre situações futuras.

A incidência da ansiedade, bem como da depressão e dos transtornos de pânico aumentaram muito nos últimos 3 anos devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

A ansiedade é marcada pela constante sensação de angústia, tensão, sudorese (que é o suor excessivo), palpitação e falta de ar que na maioria das vezes esses sintomas atrapalham as atividades diárias do paciente.

A causas da ansiedade são diversas, pois é considerada uma doença multifatorial, porém podemos ressaltar as principais: estresse, trauma de alguma situação já vivenciada, outras doenças como depressão e privação de sono, excesso do uso de substâncias estimulantes (como café e energéticos) e até alguns medicamentos alopáticos.

O corpo do paciente começa a dar sinais desses desconfortos e é importantíssimo estar atento, pois no início a repercussão clínica na vida do paciente é menor e acaba sendo mais fácil de tratar. E além disso, o retorno para o equilíbrio do corpo e mente deve ocorrer de modo mais sutil, restaurando assim a vitalidade do paciente.

Hoje para o tratamento desse mal temos uma gama de terapêuticas, desde práticas integrativas, como: reiki, exercícios de respiração em combinação com meditação, aromaterapia, acompanhamento psicoterapêutico, até as medicações. Além disso, é essencial manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos regularmente e evitar tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

Hoje, uma ótima alternativa de tratamento é o uso da cannabis medicinal que apresenta uma resposta muito boa para essa questão de saúde do século 21. E de acordo com uma pesquisa publicada no The Journal of Clinical Psychiatry, tratamentos com o canabidiol (CBD), um dos componente da planta Cannabis, podem diminuir a ansiedade em até 50%. A comunidade científica vem investindo cada vez mais em estudos para comprovar a eficácia da cannabis medicinal e desmistificar o preconceito que, infelizmente, ainda existe.