A Homeopatia

A Homeopatia é a terapia iniciada pelo alemão Samuel Hahnemann (1755-1843) em 1796. Baseia-se no princípio semelhante pelo semelhante se cura, ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável.

A Homeopatia no Brasil foi introduzida por um discípulo francês de Hahnemann, Benoit-Jules Mure, que aqui chegou em 21 de novembro de 1840. Em 1980, pela resolução CFM n° 1000, a Homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.

Na terapêutica Homeopática, utilizam- se substâncias do reino vegetal, animal e mineral, sendo os medicamentos preparados por farmacotécnica homeopática apropriada. Sua abrangência vai desde a infância até a velhice, podendo ser tratados desde os transtornos funcionais leves, até doenças mais estruturadas.

A homeopatia por usar substâncias naturais não agride o organismo, ajuda a tratar doenças e não tem efeito colateral. Mesmo não tendo efeitos colaterais é de extrema importância seu uso consciente e prescrito por um médico habilitado.

Além disso, ela aceita muito bem o uso de outros tratamentos em associação. Dessa forma, podemos usar a homeopatia associada ao óleo de cannabis, por exemplo sem perder os efeitos benéficos de ambos. Podemos usar ainda associada com os óleos essenciais, dessa forma temos um efeito benéfico e sem agredir o corpo. Sempre prezo pelo tratamento mais natural e mais compatível com cada paciente.

Algo que eu vejo como muito benéfico é que a especialidade da homeopatia não confronta com as outras especialidades médicas. Sempre busco e atuo em conjunto com as demais especialidades, oriento os pacientes de que eles devem seguir seus tratamentos prescritos e com o passar do tempo o médico da outra especialidade acaba reduzindo as medicações alopáticas, pois os pacientes apresentam melhoras.

Sobre o tempo de melhora para cada patologia, isso é extremamente variável, pois cada organismo é único. Além disso, precisamos levar em conta o tempo de exposição a doença em questão, a vitalidade desse organismo analisado, a energia que esse organismo apresenta, além de questões alimentares e da saúde global.