A psicoterapia tem papel fundamental nos processos de cura. Isso porque ao falar o indivíduo se escuta também e percebe com maior clareza o que lhe aflige e o que lhe incomoda. Além disso, consegue buscar um meio de lidar com tal questão de modo saudável.
Ressalto aqui que terapia é para todos, e não só para quem tem problemas ou algum distúrbio. Problemas todos têm, a questão é quem quer lidar com isso de modo saudável sem precisar adoecer para olhar para as questões da sua vida.
O falar dos incômodos ajuda a aliviar a mente e as emoções, fazendo com que o paciente se sinta mais leve e guarde menos mágoas. As mágoas adoecem fisicamente tanto como qualquer outra dor física que seja banalisada. Vale ressaltar ainda que fazer psicoterapia é um momento de autocuidado, é um tempo reservado para você se olhar e dar voz a tudo que te aflige.
Importante sempre buscar um profissional qualificado para tal escuta. Desabafar com amigos é legal, mas não pode se comparar a uma terapia, embora possa ser terapêutico esse tipo de encontro e conversa. Aqui fica uma ressalva, ser terapêutico não é o mesmo que fazer terapia. A terapia ela se configura, geralmente uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias. Sendo de forma regular. O terapêutico é toda prática que te traz bem estar, pode ser uma massagem, exercício físico, pintura, dançar, entre outras.
E você já faz terapia?