Homeopatia X Florais

A homeopatia é um sistema terapêutico vibracional, criado pelo médico Hahnemann, no século XIX. É uma especialidade médica e os medicamentos preparados a partir de substâncias de origem vegetal, animal e mineral, que são submetidas a diluições e sucussões sucessivas. As diluições e sucussões podem ter matéria ou não. Isso vai depender sempre da dose escolhida pelo médico baseado sempre nos sintomas trazidos pelo paciente no momento da consulta. Para Hahnemann, a causa da doença é o desequilíbrio da energia vital

Um dos princípios básicos da homeopatia é a lei dos semelhantes, segundo o qual se procura um medicamento que produza num indivíduo sadio sintomas semelhantes aos sintomas que o paciente está sentindo. Para a homeopatia, o equilíbrio do indivíduo seria restaurado pelo uso de um medicamento semelhante à doença. Para adquirir os Medicamentos Homeopáticos é necessário receita médica.

Os florais foram criados Bach a base de diluição de plantas. Não é uma especialidade médica e nem precisa de recita para seu uso. Eles são de venda livre e qualquer indivíduo pode usar, indicar ou adquirir esse tipo de formulação, sem necessitar de receita para tal. Para a terapia floral, o equilíbrio é obtido por meio de virtudes que oporiam aos vícios da personalidade. E para Bach, a doença é causada pelo conflito entre a personalidade e o Eu Superior.

Não recomendo o uso de florais, percebo que a homeopatia abrange bem as questões trazidas pelos pacientes. Caso o paciente no momento da consulta esteja fazendo uso de floral, seja de Bach ou de outro tipo sempre oriento o paciente que inicie suas medicações homeopáticas quando terminar o uso do floral.