Cada dia mais na prática clínica percebo que o ser humano é integrado: corpo, mente e espiritualidade. Não há como dissociar e para o melhor resultado dos tratamentos é fundamental buscar o equilíbrio dessas 3 esferas.
Gosto de ressaltar aqui que em nenhum momento estou falando e nem atacando qualquer religião, falo sempre de espiritualidade e como você chegará até ela é um caminho único que diz respeito a escolha do paciente. No entando, percebo que os pacientes que tem o hábito de fazer suas orações e praticam sua fé de modo regular acabam tendo melhora dos quadros clínicos mais rápido do que os que não o fazem.
O cuidado com a esfera do corpo já é uma questão bem estabelecida para a comunidade científica e na sociedade. Desse modo, sabemos que se fizermos atividade física regular, boa alimentação e sono reparador já teremos uma boa saúde. Contudo já vi pessoas que faziam tudo isso e ainda assim estavam tristes e tinham problemas de saúde.
Quando isso acontece precisamos esticar o olhar e perceber como anda o cuidado com a mente e com a espiritualidade, além de claro fazer uma investigação sobre a questão da queixa. Contudo, geralmente é nesse ponto que percebemos que essas duas esferas estão completamente negligenciadas. A queixa existe, o desconforto está lá, mas nada é encontrado pela investigação clínica e os exames estão normais.
Cuidar da mente envolve ter e estabelecer boas relações com os familiares e amigos, fazer análise com psicólogo, práticas respiratórias diárias, focar no aqui e no agora, cuidar dos pensamentos de forma ativa, ter tempos de pausas terapêuticas. Pois assim é possível ter uma vida mais equilibrada, uma vez que os problemas físicos iniciam na mente, quando ela está atuando em modo disfuncional.
Gosto sempre de lembrar que olhar para a tristeza é algo fundamental para a mantermos a saúde em dia. Muitas pessoas adoecem pelo acúmulo de mágoas e situações que para elas foi mal resolvida.
E você tem buscado cuidar da sua saúde de forma integral (corpo – mente – espírito)?