Uso de óleos essenciais

Não é de hoje que os aromas estão presentes em nosso dia a dia, tem aromas de comidas, árvores, temperos, frutos, flores e você sabia que a partir dessas substâncias podemos ter os óleos essenciais. Os óleos essenciais são substâncias aromáticas, altamente concentradas, extraídas de plantas, flores, árvores, frutos, bulbos, raízes, sementes, especiarias. Estes óleos são usados para fins medicinais e cosméticos há milhares de anos.

Os óleos contêm compostos voláteis e são extremamente eficazes no tratamento de doenças, redução da ansiedade, para dormir melhor, alívio do estresse e melhora da imunidade. Óleos como bergamota, laranja doce, melaleuca, lavanda, limão e hortelã pimenta são muito populares devido aos seus benefícios para a saúde e por terem seu uso muito amplo.

Óleo de bergamota: ajuda a diminuir a ansiedade e a tensão. Quando aplicado na pele, o óleo pode ajudar a aliviar dores musculares e espasmos, estimular o sistema imunológico e aumentar a circulação sanguínea. O óleo de bergamota também pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a energia.

Óleo de lavanda: fortalece o sistema imunológico e alivia o estresse e a ansiedade. O óleo pode ser usado para ajudar a relaxar o corpo e a mente, melhorando o humor e a qualidade do sono. Algumas pessoas também usam óleo de lavanda para aliviar dores de enxaqueca e aliviar dores musculares.

Óleo de melaleuca: anti-inflamatório natural e previne infecções
É conhecido por ser um anti-inflamatório natural e pode ajudar a reduzir a dor e a vermelhidão associadas à artrite, além de ajudar a prevenir infecções.

Óleo de limão: desintoxicante e estimulante da circulação sanguínea,
é usado para fortalecer o sistema imunológico e desintoxicar o corpo. O óleo de limão também tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a vermelhidão associadas à artrite. Além disso, esse óleo ajuda a aliviar dores de enxaqueca e a prevenir infecções.

Óleo de hortelã: alívio de enxaqueca, reduz pressão arterial e estresse. É usado para estimular o sistema imunológico e aumentar a resistência às infecções. O óleo de hortelã também pode ajudar a aliviar o enjoo e náuseas.

O armazenamento adequado dos óleos essenciais é importante para preservar sua qualidade e prolongar sua vida útil. Eles devem ser armazenados em frascos de vidro escuro, pois a luz solar pode degradar suas propriedades. Além disso, é recomendado mantê-los em local fresco e seco, longe de fontes de calor, umidade e ar. Os óleos essenciais não devem ser armazenados em plástico, pois os componentes químicos do óleo podem reagir com o plástico e alterar suas propriedades.

Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas maneiras, dependendo do seu objetivo. Eles podem ser inalados, adicionados em massagens ou banhos, utilizados em compressas, difusores. Lembrando que para usar na pele é recomendado que eles sejam usados diluídos em óleos vegetais para não agredir a pele. No entanto, eu não oriento a ingestão dos óleos essenciais, pois eles são extremamente concentrados e essa ingestão pode ser tóxica para o organismo.

A inalação direta do óleo essencial através de um difusor ou inalação de vapor pode ajudar a aliviar sintomas de resfriados, sinusite e problemas respiratórios. Quando diluídos em óleos vegetais, os óleos essenciais podem ser utilizados para massagens terapêuticas e relaxamento muscular. Já a adição de óleos essenciais em banhos pode proporcionar benefícios relaxantes e de cuidados com a pele.
As melhores maneiras de usar estes óleos são por inalação ou massageando suavemente em sua pele. Se você está procurando uma maneira natural de reduzir a ansiedade e ajudar a dormir, considere experimentar alguns dos melhores óleos essenciais.

Quer saber ainda mais sobre os óleos essenciais?

Acesse meu Guia de Óleos Essenciais. Lá eu conto um pouco sobre a história, diluições e em quais situações podemos usá-los com segurança para ter um alívio dos problemas de saúde.